blog

Imagem do post destaque

Lançamentos Biotrigo: TBIO Capaz e TBIO Motriz

6 de novembro de 2023

O lançamento TBIO Capaz, de alta segurança, se destaca por um conjunto impressionante de características agronômicas e sua resposta robusta às principais doenças. Sua eficiência produtiva é notável, combinando um potencial de rendimento elevado, semelhante à variedade TBIO Audaz, com um ciclo superprecoce. 

 

Graças ao seu ciclo de crescimento, ele oferece a vantagem do escalonamento de semeadura. Além disso, mantém um pH elevado, proporcionando qualidade industrial excepcional e facilitando sua comercialização. 

 

A densidade de plantas recomendada é de 350 plantas finais por metro quadrado. É importante prestar atenção ao momento adequado da semeadura em sua região, especialmente devido ao seu ciclo. Além disso, é aconselhável estimular a adubação nitrogenada na semeadura para melhorar o desempenho. 

 

Este cultivar possuí Alta eficiência produtiva, combinando elevado potencial de rendimento e é particularmente eficaz no combate ao oídio. Suas características agronômicas incluem um ciclo superprecoce, perfilhamento médio, estatura da planta baixa e resistência ao crestamento causado pelo alumínio tóxico no solo, ao acamamento, à debulha natural. O peso de mil sementes médio (PMS) é de 33g. 

 

O lançamento TBIO Motriz apresenta diversas características agronômicas que o destacam como uma opção promissora para os agricultores: 

Seu ciclo de crescimento é classificado como médio/tardio, o que lhe confere uma flexibilidade notável em termos de semeadura e combinação com outras culturas no sistema produtivo. O perfilhamento é médio/alto, enquanto a estatura da planta é baixa, favorecendo o manejo e a colheita. 

 

Em termos de resistência a fatores adversos, o TBIO Motriz demonstra ocorrência MR/R ao crestamento causado pelo alumínio tóxico no solo e à debulha natural, proporcionando maior estabilidade de produção. Em relação ao acamamento e às dificuldades na fase vegetativa, mostra um comportamento intermediário (INT), o que o torna uma escolha sólida em diversas condições. 

 

O peso de mil sementes médio (PMS) é em torno de 36g, refletindo seu excelente potencial produtivo. Além disso, ele herda características positivas do TBIO Toruk e evolui significativamente em sua resistência à brusone da espiga e mancha amarela, o que o torna uma escolha mais segura tanto em regiões quentes como frias e úmidas do Sul e Sudeste do Brasil. 

 

Com um ciclo semelhante ao do TBIO Ponteiro, o TBIO Motriz é indicado para áreas de alto investimento e apresenta resultados exclusivos na panificação. 

 

Para o cultivo, recomenda-se uma densidade de população de plantas entre 250 e 300 plantas finais por metro quadrado. Evite semear em áreas compactadas ou com histórico de vírus do mosaico do trigo. Em locais de alta fertilidade ou com condições acima das recomendadas, considere o uso de reguladores de crescimento em dose completa. 

 

Em suma, o TBIO Motriz é um “Toruk” aprimorado, oferecendo um ciclo mais longo, maior rendimento, estabilidade de produção e um pacote fitossanitário melhorado. É uma das melhores opções do nosso portfólio para a abertura de semeadura, sendo uma escolha eficaz para o controle de mosaico e oídio, duas doenças-alvo importantes na cultura do trigo. 

Saiba nossas principais novidades em primeira mão